Para descompactar o arquivo deve ser clicado com o botão da direita do mouse e clicar em extract here ou extrair aqui.
Pode ser desse tipo de descompactador:
ou assim:
Depois de descompactado abrir a pasta descompactada e clicar em setup.
Sempre clicando em avançar, em todas as telas.
Avançar até concluir.
Após finalizar a instalação deve ser pego o arquivo que foi feito backup. O arquivo REP.MDB. Esse arquivo deve ser colocado no caminho especificado na tela abaixo (C:Arquivos de programasTopdata gerenciador Inner RepDB) substituindo o arquivo que já está no local.
Colado o banco o sistema já estará em pleno funcionamento como estava antes da reinstalação.
Pode ocorrer no processo de instalação um erro de estar pedindo para instalar o .net framework 2.0 ou 3.5. No próximo item de perguntas frequentes seguir os passos para ativação.
Para o uso de nossos softwares é necessário a instalação do .NET Framework 3.5, mesmo caso exista uma versão superior instalada será necessário a instalação da versão 3.5
Para realizar a instalação do Framework 3.5 acessar Painel de Controle > Programas > Programas e Recursos > Ativar ou desativar recursos do Windows
localize e marque o item .NET Framework 3.5. Clique em OK após isso clique na opção “Baixar arquivos do Windows Update”.
Caso não consiga executar é necessário verificar problemas na máquina.
1º – Desligue o relógio da tomada, aguarde 10 segundos e religue.
2º – Verifique se o cabo de rede (cabo azul) está ligado na porta de comunicação do relógio (embaixo do relógio) e se os leds estão acesos (verifique na questão 22 as sobre os leds).
4º – Tente alterar o ip de comunicação no relógio e no Gerenciador de Rep.
Trocar ip no relógio
Para realizar configurações de rede do Inner Rep Plus, pressione Menu / configurações / rede digite a senha de acesso (Pode ser verificada no próprio gerenciador de rep na aba rep clicando em alterar ao lado do equipamento cadastrado).
No menu “Rede” , clique na opção “IP Inner REP e digite o ip.
O administrador da rede deve ser consultado para definir o IP do Inner e informar a máscara de sub-rede. Em caso de comunicação através de redes diferentes será necessário configurar o Gateway. (Veja na questão 21 sobre o inner rep plus clicando aqui).
6º – Se o 5º funcionar, então deve ser chamado um técnico de TI para revisar cabeamento de rede ou roteador, pois o equipamento funcionando ponto a ponto mostra que não é nenhum problema no equipamento ou na porta de comunicação dele.
Se o 5º passo também não funcionar favor entrar em contato pelo fone (54) 3313-1170 ou pelo email suporte@antirion.com.br.
Para realizar esta configuração, abra o menu Executar ou pressione no teclado a teclado o Windows + R e digite ncpa.cpl, este comando faz com que as configurações de rede sejam exibidas. Localize na tela a conexão com nome Conexão Local, clique com o botão direito do mouse e clique em Propriedades.
Na lista que aparecer, procure por Protocolo TCP/IP IPv4 e clique em Propriedades, na próxima tela clique em Utilizar os Seguintes endereços IP.
No campo Endereço IP digite 10.0.0.1, Máscara de Sub-rede: 255.0.0.0, Gateway e DNS deixe em branco, após esta configuração, clique em “Ok”. Em seguida, configure o IP do REP com o endereço 010.000.000.002 e no Gerenciador Inner Rep no passo 2 informe o mesmo IP. Após isso realize o teste de comunicação.
Este problema geralmente ocorre por bloqueio de firewall ou antivírus. Neste caso inicialmente desabilite o firewall e o antivírus e realize um novo teste de comunicação. Caso comunique depois de desabilitar, será necessário que a TI do cliente inclua uma regra no firewall e antivírus para que permita comunicação do software que está sendo utilizado.
Nos casos de equipamentos da linha Inner Acesso e Inner Net pode ser também que o IP do servidor configurado esteja diferente do IP do computador em que está instalado o software.
Este pode ser um problema com a instalação do Gerenciador ou com o Net Framework, neste caso inicialmente faça backup da base de dados localizada na pasta “C:Arquivos de programasTopdataGerenciador Inner RepDB” o nome do arquivo é “REP.mdb”, após isso desinstale o software no Painel de Controle>Adicionar ou Remover Programas, em seguida exclua a pasta TopData que fica em Arquivos de Programas. Instale a versão mais recente do Gerenciador clicando aqui e restaure o backup.
Pode ocorrer por problemas com a base de dados, neste caso testar com uma base de dados zerada, se não ocorrer o problema enviar a base de dados para o suporte técnico para análise.
No gerenciador de inner rep na aba “Empregados”, selecione o empregado e inclua no campo ‘Senha’ uma senha de 4 dígitos, para isso a opção “Verifica Biometria” não pode estar marcada.
Após o envio de configurações para o equipamento, o funcionário deve digitar no teclado o número de cartão associado em seu cadastro e logo após pressionar a tecla ‘Ok’ será solicitado pelo equipamento que seja informada a senha de 4 digitos.
Esta situação ocorre quando o software não foi executado como administrador na primeira utilização. Neste caso o Windows cria uma base temporária, e quando executa como administrador o Windows utiliza a base da pasta padrão do software.
Para tentar recuperar esta base, primeiro habilite no Windows para exibir os arquivos ocultos, depois verifique se encontra a base no caminho C:usuários”Nome do usuário conectado na máquina”AppdataLocalVirtualStorePrograms File
Se encontrar a base, copie e cole na pasta padrão do software e configure nas propriedades do ícone para sempre executar como administrador, para esta configuração clique com o botão direito no ícone do software, na tela que abrir clique em Propriedades>Compatibilidade e marque a opção Executar este programa como administrador.
Essa situação ocorre quando o número de cartão ou teclado utilizado pelo funcionário não foi enviado devidamente para o Inner Rep Plus. Para resolver entrar no cadastro do empregado no Gerenciador Inner Rep conferir o número do cartão e/ou teclado e em seguida enviar as configurações para o equipamento.
No Gerenciador Rep acesse o menu Ferramentas > Inner Rep Plus > Exportar Cadastros . Selecione o Empregador, o Tipo de exportação, recomenda-se escolher a opção TODOS. Em seguida selecionar Rep e o Caminho de destino:
Clique no botão Gerar.
O Gerenciador Inner Rep gravará no pendrive um arquivo separado para cada tipo de importação a ser realizado no Inner Rep Plus.
Esse erro ocorre pois o Gerenciador Inner Rep não encontrou o diretório configurado para salvar o backup.
Para configurar um novo diretório de backup, acesse no Gerenciador Inner Rep o menu Ferramentas > Configurar backup de base de dados e selecione um diretório valido.
Esta situação ocorre quando o funcionário não possui a biometria cadastrada no equipamento, desta forma o teclado fica habilitado pois o funcionário não pode ficar impedido de realizar a marcação.
Abaixo será realizado o procedimento de exportação dos dados presentes na Base do Gerenciador Rep para importação na base do Gerenciador de Inners.
Para funcionar, precisa ter sido realizada pelo menos uma Coleta das marcações presentes no Relógio(AFD).
Os dados que serão utilizados de exemplo para exportar são esses:
Primeiro no Gerenciador Rep clique no Menu Ferramentas > Exportar Arquivos:
Escolher o REP. Deixe a opção “Por Período” desmarcada, assim o software vai consultar todo o AFD para gerar o arquivo de exportação.
Altere para o tipo “Customizado”, e na opção “Arquivo” > selecione o local que irá salvar o arquivo gerado:
Em seguida clicar em Formato. A tela que abrirá será o local onde será configurado o arquivo exportado.Utilize o Layout de importação da lista do Gerenciador de Inners como base. O layout está em anexo a este artigo.
Selecione a opção “Proximidade” para que seja exportado o cartão. Automaticamente esta opção irá ser gerada com 16 dígitos. Depois selecione a opção “Nome”. Para esta opção será preciso informar quantos dígitos deseja exportar, que no caso do Layout do Gerenciador de Inners são 40 dígitos:
Também será incluído um Texto Livre. Este texto Livre irá conter o horário e o tipo de acesso do empregado. No exemplo utilizamos 00010, que é o acesso Liberado. Podem ser utilizadas outras opções, como 00100(Liberado pelo horário 001) ou 00001(Bloqueado):
Feito isso, será gerada a seguinte linha de exportação:
Para o cadastro utilizando pendrive, é necessário primeiro possuir o Gerenciador Inner Rep e configurar corretamente os dados dos funcionários na aba “Empregados”.
Com o cadastro concluído, orientar o cliente a realizar a exportação dos dados conforme link abaixo:
Com os arquivos .RB1 gerados, colocá-los no diretório raiz do pendrive, conectar na porta auxiliar do Rep plus e acessar Menu>Pendrive>Importar Cadastros.
Será solicitado senha e CPF. Em seguida, os dados serão puxados do pendrive para memória do Rep.
Necessário já possuir o SQL express 2005 ou superior instalado e o SQL Server Management Studio.
Recomendamos, antes de qualquer etapa, salvar o Backup do Gerenciador em Access.
Criação da base SQL
Acesse o SQL Server Management Studio e conecte ao servidor do cliente:
Após a conexão com sucesso, acesse Arquivo>Abrir>Arquivo…:
Selecione o script conforme a versão do SQL instalada:
Uma tela com códigos SQL será exibida. Clique em qualquer local do código e em seguida no botão “! Executar” (ou pressione F5):
O código será processado. Ao final, a mensagem “Consulta concluída com êxito” deve ser exibida, concluindo assim a criação da base.
Migração
No Gerenciador Inner Rep:
Clique em Ferramentas> Migrar Base Access para SQL:
Preencha com o login e senha do usuário e clique em testar. Se tudo estiver ok, a mensagem “Conexão realizada com sucesso” será exibida:
Clique em Iniciar e aguarde. Ao final do processo a mensagem Migração finalizada com êxito será exibida. Clique em sair. A base agora foi migrada com sucesso e já está em SQL.
Possíveis problemas de conexão:
Usuário e/ou Senha incorretos – Verifique se o loguin e senha estão preenchidos corretamente;
Servidor SQL não foi encontrado – Verifique se o caminho está preenchido corretamente, se a base do Gerenciador Inner Rep foi criada com sucesso no Management Studio e, caso seja um acesso a base de outro computador, verifique se o SQL foi liberado corretamente em rede.
Para mais detalhes sobre a liberação em rede: Verifique a questão 18.
Vá na aba rep e clique em alterar do lado do equipamento cadastrado
Bem embaixo no canto esquerdo clique em coletar do início;
Clique em sim na mensagem que aparecer
Clique novamente na aba geral e clique em coletar
Como o sistema irá coletar desde o início de uso do ponto essa coleta irá demorar. Aguardar até a finalização. Após isso veja se atualizou o arquivo AFD e se coleta normalmente.
Se ainda não coletar favor atualizar para a última versão do gerenciador de rep seguindo os passos de reinstalação que estão na questão 1, dessa página de perguntas e respostas e baixar o gerenciador clicando aqui. Depois fazer o todo procedimento de coletar do início novamente.
Acesse o Gerenciado Rep > Empregados>Incluir. Informe os dados do funcionário e no campo teclado informe o número que o funcionário irá digitar no Rep Plus e em seguida envie as configurações para o Rep para que receba essa nova configuração.
Sim é possível desde que os REP’s possuam o módulo biométrico do mesmo fabricante.
O processo de transferência de digitais de um REP para o outro é feita através do Gerenciador de Inner REP.
Abaixo temos o passo a passo da transferência. É possível também conferir em vídeo clicando aqui.
1 – Abra o Gerenciador de Inner REP, acesse a aba Biometria e depois clique em Alterar;
2 – Selecione o REP onde estão cadastradas as biometrias e clique em Comunicar;
3 – O software irá confirmar seu CPF para que possa continuar com o processo, após digitar o CPF clique em OK;
4 – Ao abrir a janela Transferência de Digitais, clique em Atualizar para aparecer as biometrias cadastradas no REP, clique com o botão direito do mouse em cima do quadrado onde estão as digitais, clique em Selecionar Todas ou selecione qual deseja enviar para à base de dados e clique em Receber;
Confirmação do recebimento das digitais na base de dados:
Clique em Sair para finalizar o processo.
5 – Após enviar as biometrias do REP para à base de dados do Gerenciador do Inner REP, selecione o REP para onde serão enviadas as biometrias da base e clique em Comunicar;
6 – Ao abrir a janela Transferência de Digitais, clique com o botão direito do mouse em cima do quadrado onde estão as digitais, clique em Selecionar Todas ou selecione qual deseja enviar para o REP e clique em Enviar;
Aparecerá a mensagem de confirmação de envio, clique em OK para confirmar:
Confirmação do recebimento das digitais no REP:
Clique em Sair para finalizar o processo de envio das digitais de um REP para o outro através da Manutenção de Templates.
No servidor, clique no Menu Iniciar > Digite CMD(Tela do DOS) no campo de pesquisa > clique sobre o CMD.exe
Com o CMD aberto, digite o comando: ping (IP do Inner) e aperte o Enter. Exemplo: Ping 10.0.40.148
Ao pressionar o Enter, terá uma resposta referente aos pacotes enviados, recebidos e perdidos. Para ter êxito na comunicação, precisam ser encaminhados 4 pacotes e recebidos 4 pacotes. Se houver alguma perda, o Inner não está comunicando com o servidor.
Exemplo de Ping comunicando com êxito: *bytes: Tamanho do pacote *Tempo: Tempo de resposta *TTL (Time to Life): Tempo de vida do Pacote.
Esta mensagem ocorre caso o gerenciador esteja em comunicação com o equipamento, as possíveis causas são a verificação de papel, uma coleta automática ou caso o rep esteja em comunicação via WebServer.
Para resolver:
Ir em Configurações > Gerais e desabilitar a opção “Verificar status do papel automaticamente”.
Verificar se existe uma coleta automática em andamento na aba “Coleta Automática”, caso não exista desative esta opção e tente a comunicação novamente.
Desabilitar o WebServer no equipamento, caso após as opções acima o erro persista, desative o WebServer para tentar a comunicação.