Para realizar o cadastro das digitais no Rep Plus, seguir o passo a passo abaixo:
Cadastrar os funcionários no software Gerenciador Inner Rep e enviar para o equipamento. Para enviar os empregados acesse a aba Geral > Enviar Configurações.
No equipamento clique em Menu > Usuários > Cadastro Biométrico > Incluir Biometria. Informe a senha cadastrada no Gerenciador Rep, informe o CPF, escolha Cadastrar 1 dedo por usuário ou Cadastrar 2 dedos por usuário. Digite o número do PIS do funcionário ou passe o cartão que tenha sido cadastrado para o usuário.
Obs.: A opção “Cadastrar 2 dedos por usuário” está disponível a partir do firmware 3.25 para os leitores biométricos LFD e a partir do firmware 3.47 para leitores biométricos LC.
Para realizar esta configuração, na área de trabalho do seu computador abra o menu Executar ou pressione no teclado as teclas Windows + R e digite ncpa.cpl, este comando faz com que as configurações de rede sejam exibidas. Localize na tela a conexão com nome Conexão Local, clique com o botão direito do mouse e clique em Propriedades.
Na lista que aparecer, procure por Protocolo TCP/IP IPv4 e clique em Propriedades, na próxima tela clique em Utilizar os seguintes endereços IP.
No campo Endereço IP digite 10.0.0.1, Máscara de Sub-rede: 255.0.0.0, Gateway e DNS deixe em branco. Após esta configuração, clique em “Ok”. Em seguida, configure o IP no relógio com o endereço 010.000.000.002. Agora dentro do Gerenciador configure este mesmo IP. Após isso realize o teste de comunicação.
1º – Desligue o relógio da tomada, aguarde 10 segundos e ligue novamente.
2º – Verifique se o cabo de rede (cabo azul) está ligado na porta de comunicação do relógio (conexão localizada embaixo do relógio) e se os leds de comunicação estão acesos (verifique na questão 18 as sobre os leds).
4º – Tente alterar o ip de comunicação no relógio e no Gerenciador de Rep.
Trocar ip no relógio
Para realizar configurações de rede no Inner Rep Plus, pressione Menu / Configurações / Rede, digite a senha de acesso (Esta senha pode ser verificada no próprio Gerenciador Rep na aba Rep clicando em Alterar ao lado do equipamento cadastrado).
No menu “Rede” , clique na opção “IP Inner REP” e digite o novo IP.
O administrador da rede deve ser consultado para definir este novo IP e informar a máscara de sub-rede. Em caso de comunicação através de redes diferentes será necessário configurar o Gateway. (Veja na questão 21 sobre troca do ip).
Se ainda não comunicar, então deve ser chamado um técnico de TI para revisar cabeamento de rede ou roteador. Caso o equipamento esteja funcionando ponto a ponto, nos mostra que não é nenhum problema no equipamento ou na porta de comunicação dele.
Caso a comunicação ponta a ponto também não funcionar favor entrar em contato pelo fone (54) 3313-1170 ou pelo email suporte@antirion.com.br.
Conecte o pendrive na porta USB inferior do Rep Plus. No display do equipamento clique em Menu > Pendrive > Exportar Registros de Ponto, informe a senha cadastrada no Gerenciador Rep, Informe Data Inicial e Data Final e clique em Exportar Registros.
Para coletar o AFD direto na porta fiscal basta conectar o pendrive que será iniciado automaticamente a coleta. Lembrando que a porta fiscal é de uso exclusivo para o Auditor Fiscal.
Para acessar o Web Server é necessário primeiro habilitar no Inner REP Plus. Para isso acesse Menu > Configurações > Rede > Configuração pela Web, marque a opção ”Configuração pela Web habilitada”.
Abra o navegador de internet, coloque o IP do REP PLUS e pressione o Enter.
Obs.: Essa função só está disponível para os REP PLUS com o firmware igual ou superior ao 3.25.
Para realizar os cadastros, será necessário utilizar um login diferente do “ADMIN”. Caso ainda não exista, acesse através do usuário ADMIN Cadastros>Operadores e inclua um novo operador com a permissão de “Cadastro Empregados”. Realize o logoff e entre com o novo usuário cadastrado.
Após login através do novo usuário, na tela inicial clique em Cadastros > Empregados:
Clique em “Adicionar”:
A tela “Adicionar Empregado” será exibida. Preencha com os dados do novo funcionário e clique em “Incluir”:
Se os dados estiverem corretos, será exibida a seguinte mensagem:
Na tela, serão exibidos todos os funcionários já cadastrados no equipamento. A partir desse momento, o empregado já consegue bater o ponto normalmente.
Se algum dado estiver incorreto ou faltando, o Web Server vai informar e aguardar a correção para então salvar.
Conecte o pendrive na porta USB inferior do Rep Plus. No display do equipamento clique em Menu > Pendrive > Exportar Cadastros, informe a senha cadastrada no Gerenciador Rep. Após informar a senha será iniciado a exportação dos cadastros para o pendrive.
Esta opção exporta para o pendrive conectado à porta auxiliar as seguintes informações:
Exporta dados do “Empregador”
Exporta todas “Configurações” do Inner Rep Plus
Exporta todos “Empregados”
Exporta todas as “Digitais”.
Estes dados são importados pelo Gerenciador Inner Rep. A vantagem desta funcionalidade é não utilizar a comunicação TCP/IP fazendo tudo através do pendrive.
O Inner Rep Plus gravará no pendrive arquivos diferentes para cada tipo de exportação. Dependendo da quantidade de digitais, podem ser gerados até 10 arquivos para salvar a biometria, cada um armazenando até 1.000 digitais.
Para o cadastro utilizando pendrive, é necessário primeiro possuir o Gerenciador Inner Rep e configurar corretamente os dados dos funcionários na aba “Empregados”.
Com o cadastro no Gerenciador concluído, realizar a exportação dos dados para o pendrive.
Com os arquivos .RB1 gerados, colocá-los no diretório raiz do pendrive, conectar na porta auxiliar do Rep plus e acessar Menu > Pendrive > Importar Cadastros.
Será solicitado senha e CPF. Em seguida, os dados serão puxados do pendrive para memória do Rep.
Sim é possível. Para configurar a data e hora no Rep pressione Menu > Configurações > Relógio, informe a senha configurada no Gerenciador Rep e o CPF de quem está fazendo a alteração. Configure a data ou hora clicando em Teclado e em seguida clique em Ok.
Essa situação ocorre quando o número de cartão ou teclado utilizado pelo funcionário não foi enviado devidamente para o Inner Rep Plus.
Para resolver entrar no cadastro do empregado no Gerenciador Inner Rep conferir o número do cartão e/ou teclado e em seguida enviar as configurações para o equipamento.
Através do Menu do Inner Rep Plus é possível fazer uma impressão com os dados configurados no equipamento, como número de série, mascara de rede, gateway, MAC, IP fixo do REP ou se está configurado para o REP ou o computador iniciar a conexão, etc.
Para fazer essa impressão clique em Menu > Sobre > Imprimir
No menu “Rede”, opção “IP Inner REP” escolha a opção “Usar o seguinte endereço IP” e configure o IP interno 192.168.0.1, a “Máscara de rede” e o “Gateway“:
No menu “Modo de conexão”, configurar “Computador inicia conexão“:
2.3 Configuração no Gerenciador
3. Modo “Inner Rep inicia a conexão”
Exemplo: REP na filial acessa o Gerenciador na matriz
3.1 Configuração do modem/roteador
Na matriz: direcionar no roteador a porta externa 60000 para o IP interno 10.0.0.1 porta 60000.
Na filial: não é preciso fazer alterações no roteador, basta que o Inner REP tenha acesso a internet.
No menu “Modo de conexão”, configurar “Inner inicia a conexão“: e no campo “IP do computador” preencher com o IP externo da matriz 200.0.0.1. No campo “Porta do computador” preencher com a porta externa da matriz 60000.
3.3 Configuração no Gerenciador
Obs.: O ip do computador não pode ser preenchido com os zeros a esquerda conforme é configurado no Rep. Precisa ser preenchido conforme imagem acima.
Para receber os cadastros presentes no equipamento para a base de dados do Gerenciador Inner Rep, dentro do software Gerenciador vá em Ferramentas > Inner Rep Plus > Receber Cadastros, informe o modelo e Ip do Rep e após isso clique em Receber.
Ao realizar este procedimento serão importados os cadastros de Empregados, Empregador e Configurações do Rep que estão presentes no equipamento.
OBS: Esta funcionalidade só está presente nos equipamentos da linha Inner Rep Plus.
Não, devido as normas do Ministério do Trabalho o equipamento não pode possuir funcionalidades que permitam restringir as marcações de ponto dos funcionários, sendo assim não é possível bloquear o teclado ou algum dos leitores do equipamento.
Todo trabalhador precisa ter número de PIS, até para efeito de recolhimento ao FGTS e informação ao CAGED. Para o empregado de primeiro emprego, caso não possua PIS nos primeiros dias de trabalho, o controle poderá ser feito manual ou mecanicamente até que ele receba o seu número de PIS.
Essa mensagem ocorre quando o sensor de saída do papel existente na impressora está sujo ou danificado.
Abaixo segue imagem da localização do sensor. Realize a limpeza dele com um cotonete por exemplo. Caso a mensagem permaneça é necessário enviar o equipamento para reparo.
Para realizar configurações de rede do Inner Rep Plus, pressione “Menu”:
Em seguida para acessar o menu para configuração de rede, clique na opção “Configurações”:
No menu “Configurações”, para configuração de rede, clique na opção “Rede”:
O Rep solicitará a senha para entrar no modo de configuração. Digite a senha igual à configurada no Gerenciador Inner Rep ou Web Server. Ao digitar a senha, será exibido no display “* * * * * *” . Pressione a tecla “OK”.
No menu “Rede” , clique na opção “IP Inner REP”:
Para utilizar IP fixo, no menu “IP Inner REP” clique na opção “Usar o seguinte endereço IP”:
O endereço IP inicialmente exibido é o valor padrão de fábrica.
O administrador da rede deve ser consultado para definir o IP do Inner e informar a máscara de sub-rede. Em caso de comunicação através de redes diferentes será necessário configurar o Gateway.
Para configurar o “IP Inner Rep”, clique no botão “Teclado” e preencha com o endereço IP do Inner Rep Plus.
Para configurar a “Máscara de rede”, clique no botão “Teclado” e preencha com os dados da máscara de rede.
Para configurar o “Gateway”, clique no botão “Teclado” e preencha com o endereço IP do Gateway.
Após configurar os campos necessários, pressione a tecla “OK”
Acesse o Gerenciado Rep > Empregados > Incluir. Informe os dados do funcionário e no campo Número Teclado informe o número que o funcionário irá digitar no Rep Plus (caso o funcionário também utilize o teclado para registro do ponto). Em seguida envie as configurações para o Rep para que ele receba essa nova configuração.
Segue abaixo tela com exemplo:
Após enviar a configuração do software, vá até o equipamento Rep Plus clique na opção teclado.
Primeiro digite o número cadastrado no gerenciador no campo teclado e dê ok, após isso será pedido a senha, colocado a senha registrará o ponto.
Para realizar esse procedimento, os equipamentos devem ter o mesmo tipo de Biometria:
LC -> LC – Leitor Azul
LFD -> LFD – Leitor Branco
Obs. Utilizando um Pendrive, é necessário que o Gerenciador de Inner Rep faça parte do procedimento.
Sendo assim, coloque o Pendrive na Porta Auxiliar do Inner Rep Plus (REP 1) que será coletado as biometrias. Depois acesse Menu > Pendrive > Exportar Cadastros.
Após o procedimento, aguarde a mensagem de retirada do Pendrive. Leve o dispositivo até o micro onde será realizado o processo.
São gerados no pendrive 4 arquivos, conforme a imagem abaixo. Nesse caso, será utilizado o arquivo denominado BASE_EXPORTA_BIO_C2_01_REP…
Obs. É gerado um arquivo a cada 1.000 biometrias. Se o equipamento com Leitor LC possuir 3.000 digitais, serão gerados 3 arquivos. Se o equipamento com Leitor LFD possuir 10.000 Digitais, serão gerados 10 arquivos.
No Gerenciador, acesse Ferramentas > Inner Rep Plus > Importar Cadastros.
Na tela de Importação, insira o Empregador > Tipo de Importação (para esse procedimento, utilizar apenas “Biometria”) e o REP de qual está importando os dados.
Após o processo, irá informar sobre o êxito na Importação. Agora, todas as Biometrias que se encontram no REP 1 também se encontram na base de dados do Gerenciador Rep.
Para enviar ao outro Inner Rep Plus (REP 2), acessar menu Ferramentas > Inner Rep Plus > Exportar Cadastros.
Na tela da Exportação de Cadastros selecione o empregador, o Tipo de Exportação (Biometria), o REP (Opção: Qualquer Rep) e o Local de Destino, que no exemplo é um pendrive denominado como dispositivo D.
Obs. Escolher a opção “Qualquer Rep” irá possibilitar que o arquivo exportado possa ser importado em múltiplos Reps, sem a necessidade de um arquivo para cada um deles.
Após esse processo, serão gerados os arquivos .RB1 utilizados na importação (1 para cada 1.000 digitais).
Sendo assim, insira o Pendrive na Porta Auxiliar agora no REP que irá receber as digitais. Acesse o menu Pendrive > Importar Cadastros.
Com a importação finalizada, as biometrias já estarão no segundo equipamento.
Esta opção importa do pendrive conectado à porta auxiliar para o Inner Rep Plus as seguintes informações:
Dados do “Empregador”
Todas “Configurações” do Inner Rep Plus
Todos “Empregados”
Todas as “Digitais”.
A vantagem desta funcionalidade é não utilizar a comunicação TCP/IP fazendo tudo através do pendrive.
Para realizar a importação, o arquivo do pendrive deve conter os arquivos específicos gerados pelo Gerenciador Inner Rep, menu Ferramentas > Inner Rep Plus > Exportar Cadastros.
O Gerenciador Inner Rep gravará no pendrive um arquivo separado para cada tipo de importação a ser realizado no Inner Rep Plus. Dependendo da quantidade de digitais, podem ser gerados até 5 arquivos para salvar a biometria, cada um armazenando até 2.000 digitais.
Ao término da importação de cadastro, dentro do pendrive conectado na porta auxiliar, será gerado um arquivo chamado:
•“RELATORIO_IMPORTACAO_REP_XXXXXXXXXXXXXXXXX.txt”
Este arquivo contém um relatório da importação através do pendrive.
Exemplo :
Caso as configurações dos leitores já tenha sido efetuada uma vez, dentro do relatório no campo “Importação de Configurações” conterá a informação que o leitor já foi configurado, conforme exemplo a seguir:
É possível alterar o nível de segurança da biometria do equipamento ao ir na aba Rep > Clique em alterar no equipamento que deseja realizar a alteração > Ajuste Biométrico > Nível de Segurança da Biometria.
Após alterar esta opção para o nível desejado deve ir na aba Geral > Enviar Configurações para que as alterações sejam enviadas para o equipamento.
OBS: Esta opção é exclusiva para equipamentos da linha Inner Rep Plus.