Configuração local Inner Acesso
As coletores da linha Acesso mantem a sua configuração mesmo quando for desligada.
Através da configuração local são definidos:
• Número do Inner;
• Padrão do cartão;
• Tipo de Inner;
• Comportamento no caso de buffer cheio;
• Configurações TCP/IP para o Inner Acesso
• Configuração para coletor
• Configuração da biometria
Para configurar um inner acesso, mantenha pressionada a tecla “OK” do teclado ao mesmo tempo em que liga o equipamento na tomada de alimentação. Ao ser ligado com a tecla “OK” pressionado o display mostra a mensagem de apresentação abaixo por alguns segundos:
Selecionar o idioma utilizado. No Brasil, escolha o idioma “Português” e clicar em “OK”:
Em seguida será perguntado se deseja apagar a memória:
Pressionar a tecla “ESC” no teclado, caso não deseje apagar nenhuma informação. Pressionar a tecla “OK” no teclado, caso deseje apagar toda a memória da Catraca 3. “ESC” para desistir. O tempo deste processo varia entre 2 e 5 minutos, dependendo da quantidade de registros a serem apagados.
No início da configuração local no Inner Acesso será solicitado que seja configurado o seu número identificador. Podem ser configurados até 255 Inners em rede TCP/IP.
Após digitar o número, confirme teclando “OK”, ou então tecle “ESC” e digite o número novamente.
Será exibida uma mensagem solicitando o IP do servidor. Deve-se entender por servidor a máquina onde será instalado o Software Gerenciador de Inners ou o programa que será utilizado para o controle dos equipamentos. O servidor deve obrigatoriamente ter um IP fixo.
Em seguida deve-se definir se o Inner Acesso será configurado com IP fixo ou com IP DHCP (dinâmico). O Inner Acesso só poderá ser configurado para IP DHCP se a rede tiver um serviço de DHCP ativo.
Se optar por IP fixo pressione “OK”.
O administrador da rede deve ser consultado para definir o IP do Inner e informar a máscara de sub rede. E em caso de comunicação através de redes diferentes será necessário também o Gateway.
Se optar por configurar o Inner com IP DHCP pressione a tecla de seta para cima ou para baixo até exibir no display “DHCP” e pressionar a tecla “OK”. Nesse caso, não será necessário informar a máscara de Sub Rede e o IP do Gateway.
Se a opção IP fixo for selecionada o Inner solicitará que seja informado o IP. Configurar o IP e pressionar “OK”.
Configurar a máscara de Sub-Rede e pressionar “OK”.
Nas instalações em rede local não é necessário configurar o IP do Gateway. Será exibida uma mensagem questionando “Sem Gateway? Confirma?”.
Caso seja necessário o uso do Gateway deve-se pressionar “ESC” e configurar o IP do Gateway. Clicar em “OK” para confirmar.
Em seguida na configuração local o Inner pergunta se deve ser utilizada a porta de comunicação TCP/IP padrão. A porta padrão é a 3570, que é utilizada pelo software Gerenciador de Inners. Pressionar a tecla “OK”:
A porta sempre será 3570, independente do número do Inner. Caso seja necessário optar por outra porta pressione “ESC” e entre com o número da porta desejada.
Em seguida defina o padrão do cartão que será lido pelos Inners, de acordo com os cartões que serão utilizados.
Podem ser escolhidos dois padrões de cartão:
• Padrão Livre
• Padrão Topdata
Configurar Padrão Livre para:
• Todos tipos de cartões proximidade e mifare.
• Cartões código de barras padrões “2 de 5 intercalado” também conhecido como ITF e padrão “3 de 9”, de 4 a 16 dígitos, exceto “3 de 9” ao qual recomenda-se utilizar até 10 dígitos.
• Cartões magnéticos de 4 a 16 dígitos.
• Cartões QRCode de 4 a 16 dígitos numéricos.
• Quando utilizar catracas biométricas e que não utilize cartões, recomenda-se utilizar “Padrão Livre”. Caso utilize cartões, especificamente para os modelos com biometria, selecione o Padrão Livre (PL) e a catraca aceitará que sejam utilizados cartões de até 10 dígitos.
• Configurar padrão livre sempre que utilizar o TopAcesso.
Para Padrão Livre, pressionar “OK”:
Em seguida será necessário confirmar que o equipamento é um coletor e pressionar a tecla “OK”:
Após a configuração do tipo de equipamento deve ser definido como proceder quando a memória do Inner quando estiver completamente cheio.
Na opção “Segue”, os novos dados são gravados sobre os mais antigos. Esta opção somente deve ser selecionada quando não é importante a transferência dos dados para o computador, pois os dados mais antigos são perdidos. Para utilizar o modo “Segue”, utilizar as setas do teclado e selecionar “Segue”.
Pressionar a tecla “OK”:
O firmware do Inner Acesso é compatível com coletores com e sem biometria. Se seu coletor for biométrico, selecionar “Biométrico? Sim” e pressionar a tecla “OK”.
Se seu coletor não tiver biometria, utilizar as setas do teclado, selecionar “Biométrico? Não” e pressionar a tecla “OK”. Outra opção se não tiver biometria no Inner é pressionar a tecla “ESC”:
Após estes procedimentos o inner estará configurado. Aparecerá a seguinte mensagem no display: