Primeiro de tudo verifique como está aparecendo o ponto.
Entre em movimento e conferência do movimento:
Verifique se o ponto está como não processado ou como falta injustificada. Se estiver como na imagem abaixo, significa que não foi feita a coleta no período correto.
Entre novamente no programa que coleta diretamente do relógio ponto (Ex: Gerenciador REP) e faça a coleta mais uma vez.
Entre novamente no Wpe e verifique no período de apuração se a data está correta.
É possível verificar o período de apuração também na borda superior do Wpe:
Abrindo o período de apuração, de acordo com sua versão poderá aparecer assim:
ou assim:
Se não estiver na data correta ajustar manualmente e salvar.
Após o ajuste do período, abrir a opção de coleta em Movimento, Coleta das Marcações:
Após as verificações clique novamente em coletar.
Se não aparecer nenhum arquivo para coleta é porque não tem a pasta de coleta ou o arquivo não está salvando no local correto.
Para fazer um teste, nessa tela clique em arquivo e selecione o txt de coleta.
Se coletar o processo está finalizado.
Se ainda não coletar as marcações, o ponto dos funcionários visualizado pela Conferência do Movimento deve ter ficado como na imagem abaixo:
Obs.: Alguns clientes apresentam diretamente esta situação sem aparecer como Não Processado. Sendo assim, basta seguir os passos daqui em diante.
A partir deste ponto precisamos eliminar o histórico de coleta desse período, mas antes faça um backup.
Entre em Utilitários, Backup e Cópia/Retorno Backup.
Clique em Gerar ou em OK. Aguarde o término do backup para então seguir para o próximo passo para eliminar o histórico.
Para eliminar o histórico entre em Utilitários e Eliminar Movimento:
Na janela aberta selecione o período que está com falta, marque as opções Histórico Coleta e Considerar Funcionários com Banco de Horas Ativo. Após a seleção das opções clique em Abrangência:
Clicando em Abrangência, irá abrir uma nova janela. Clique na caixa de texto de Matrícula e clique na lupa para selecionar o funcionário.
Obs.: Pode ser selecionado até 5 funcionários por vez se for o mesmo período.
Após o funcionário ser selecionado, clique em Sair, a janela da Abrangência será fechada. Agora clicar no botão Executar.
Após concluir o procedimento de eliminação do histórico, repita o processo de coleta de marcações entrando novamente em Movimento, Coleta das Marcações e fazendo mais uma vez o processo de coleta.
Depois de concluir a coleta, a informação importante é o resultado final de coleta.
Verifique novamente em Movimento e Conferência do Movimento.
Se agora apareceu as marcações o processo foi concluído. Caso ainda não tenha coletado, favor seguir para os passos abaixo.
Se depois de coletar na mensagem Resultados Coleta apareceu vários Registros Rejeitados e nenhum Registro Coletado, como na tela abaixo, clique no botão Log:
Verifique a legenda na imagem abaixo para entender o motivo da rejeição dos registros.
Se estiver aparecendo FNC significa funcionário não cadastrado e pode ser um problema de cadastro de PIS diferente para o mesmo funcionários nos dois softwares (Gerenciador REP e W.Pe). Segue na tela abaixo o que significa cada número da lista que apareceu:
Caso seja verificado o PIS do/s funcionário/s nos dois programas (Gerenciador REP e W.Pe) e os cadastros estiverem corretos, e mesmo após todo este processo ainda não coletar as marcações, favor enviar o arquivo de coleta para o email suporte@antirion.com.br informando que este procedimento foi realizado porém a coleta continua não aparecendo, informar quais os funcionários e quais as datas.
O arquivo de coleta para envio, normalmente fica no local padrão.
Para consultar, entre novamente em Movimento, Coleta das Marcações. Na janela que abrir irá aparecer o caminho do arquivo conforme mostra a segunda imagem:
Entre nas pastas que o caminho mostra
Usando como exemplo a imagem acima, o local será: Disco Local C, pasta ANTIRION, pasta AFD. E o nome do arquivo será AFD000900…..txt
Envie o arquivo por email junto com as informações solicitadas.
Aplicável na versão 8 ou superior do WPE Ponto Eletrônico
O objetivo deste tutorial é instruir sobre como reinstalar o WPE em casos de substituição/formatação do servidor num cenário em que foi possível copiar a pasta BMA da máquina antiga.
Copie toda a pasta BMA que está em Disco Local C:/BMA
Após fazer a cópia, cole a pasta no Disco Local C da máquina nova. Colado a pasta BMA, acesse a pasta BMA / MYSQL e execute o programa “install_mysql.exe”.
Para abrir o programa é necessário criar o atalho para o ícone do sistema. Localize o executável na pasta BMA / pasta PRG com o nome” APOWMENU.EXE. Clique com o botão direito do mouse sobre este arquivo e clique em Enviar para, e selecione área de trabalho.
Após criar o atalho na área de trabalho basta abrir o programa.
Caso ocorram mensagens de erro, verificar os seguintes itens:
Erros no acesso ao sistema: 1 – Instalar o conector do MySQL disponível na pasta “BMA / ODBC / FERRAMENTAS” com o nome “SetupMysql-connector-odbc”. Criar o driver ODBC com o nome “BMA”.
2 – Abrir o arquivo “BMA / PRG / WPE.INI” e revisar a informação da variável “NumeroIPHost” (deverá ser informado o número do IP atual do computador onde agora está instalado o WPE).
Erros na emissão de relatórios:
Executar os instaladores presentes na pasta “BMA/PRG” com os nomes RTSCRY8.EXE e RTSCRY9_2011.EXE.
OBS.: NORMALMENTE EM CONJUNTO COM O W.PE É UTILIZADO OUTRO SISTEMA QUE FAZ A COMUNICAÇÃO COM O RELÓGIO PONTO (EX: GERENCIADOR REP). FAVOR VERIFICAR QUAL É O SISTEMA UTILIZADO. CASO TAMBÉM SEJA DA ANTIRION FAVOR CLICAR AQUI E SEGUIR O PROCESSO DE REINSTALAÇÃO.
Ao abrir o Wpe aparece a mensagem de erro conforme abaixo:
1º Passo – Alteração WPE.INI
Entre no caminho conforme abaixo:
Irá abrir o arquivo no bloco de notas. Procure a linha NumeroIpHost= e ajuste como tela abaixo:
Se o erro de conexão ao banco persistir siga para o 2º passo.
2º Passo – Verificação de serviços
Verifique em serviços se está ativado o mysql do wpe, conforme tela abaixo, de acordo com seu sistema:
Abrindo a janela Serviços procure o serviço do Wpe com o nome MYSQL_BMA
Para estar configurado de forma correto é necessário estar conforme imagem acima, Iniciado e Automático. Se estiver desativado ou desabilitado clique com o botão direito do mouse na linha e clique em Propriedades. Após abrir a janela selecione a opção Automático e clique em Aplicar, depois clique em Iniciar e clique em OK.
Tentar acessar o WPe. Se após fazer o 2º passo ao tentar abrir o programa ainda apresenta o mesmo erro, siga para o 3º passo.
3º Passo – Fonte de Dados ODBC
Primeiro instale o programa mysqlconnector de acordo com o tipo do seu sistema operacional:
Obs.: Na instalação apenas clique em Avançar até finalizar. Não precisa alterar nada.
Após instalação do mysqlconnector entre no programa conforme telas abaixo:
Nas pesquisas do windows digite: “fonte”.
Tela de como aparece no Windows 7:
Tela de como aparece no Windows 10:
Após abrir a janela da fonte de dados, clique em Adicionar e selecione o driver conforme as duas imagens abaixo. Após isso clique em concluir.
Será criado então uma nova fonte de dados. Na janela que abrir configurar os campos conforme imagem abaixo:
Obs: Password: bma
Na opção Database é necessário clicar e selecionar a opção BMA.
Após o preenchimento clique em Ok.
Após concluir a configuração tente entrar no WPe.
Se não apareceu a Database BMA ou se ainda apresenta erros ao entrar no WPe passe para o 4º passo.
4º Passo – Reinstalação MYSQL
Se todos os passos falharem favor executar o MYSQL novamente entrando no local abaixo:
C:\BMA\MySql\ > install_mysql.exe
Clicar para instalar e aguarde até concluir.
Após isso tente novamente abrir o programa. Se persistir o erro ligue novamente para a Antirion no telefone (54) 3313-1170 ou (54) 3046-9450, ou então abra um chamando para suporte remoto clicando aqui.
Após ter feito o cadastro do funcionário, o campo escala não será mais alterado por este local.
Para realizar a troca, primeiro verificar se já tem a ESCALA cadastrada contendo esse novo horário. Caso ainda não tenha seguir os passos conforme FAQ em “Como cadastrar um novo horário” e “Como cadastrar uma nova escala”. Após os cadastros concluídos siga conforme abaixo para vincular ao funcionário:
Entre em Movimento e Conferência do Movimento.
Seleciona o funcionário clicando duas vezes sobre do nome dele e depois selecione o dia que começará a nova escala, também clicando duas vezes sobre a data.
Após clicar na data vá na aba Escalas. Coloque a Data Retorno (Caso não tenha uma data para retornar a escala antiga colocar: 00/00/0000), selecione o código da nova Escala, após estas duas configurações aperte a tecla TAB ou a tecla ENTER do seu teclado até habilitar o botão Salvar. Para concluir basta clicar em Salvar.
Neste cadastro são definidas configurações específicas de cada funcionário como: escala de trabalho, locais, PIS, sindicato e outras informações cruciais para a apuração correta do ponto do funcionário.
Para que seja possível incluir um funcionário, alguns cadastros devem ser previamente realizados. Por exemplo, o Local de Trabalho (departamento), Sindicato, Função e Escala.
Após informar os dados cadastrais do funcionário é necessário definir os dados referentes à apuração do ponto. Esses dados irão influenciar nas rotinas de cálculo do sistema, portanto, devem ser configurados com atenção para evitar problemas futuros.
Vinculando a Escala
Todo funcionário terá que ser vinculado a uma escala de trabalho. O funcionário pode ser vinculado a uma escala de trabalho já cadastrada ou uma nova escala. O primeiro vínculo deve ser feito no momento do cadastro do funcionário.
Busca Automática de Horário
Utilize essa opção para os casos em que os funcionários podem mudar o turno de trabalho sem comunicar o departamento de pessoal. Podem ser utilizados até três horários alternativos para que o WPE faça a busca automaticamente. Desta forma, evita-se que o sistema gere ocorrências de faltas ou extras quando realizadas as trocas de turno.
Obs.: Caso o funcionário trabalhe somente em um turno este campo não deve ser preenchido
Assinalar
Gerar Movimento Folha: Caso o movimento deste funcionário deva ser exportado para a folha de pagamento (Quando configurado Integração com a Folha de Pagamento), assinale esta opção.
Compensação horas: Assinale esta opção caso o funcionário deva realizar a compensação de horas faltas por horas extras. Com esta opção marcada o WPE não permite realizar a programação de Banco de Horas para este funcionário.
Refeição livre: Assinale esta opção caso o funcionário possa marcar mais de uma refeição por dia. Exemplo de uso: Funcionários que estão levando clientes para almoçar na empresa.
Registro de Ponto Web: Assinale esta opção caso o funcionário realize a marcação via módulo Quiosque. Esta opção estará disponível para assinalamento apenas nas licenças que possuírem o Módulo Quiosque.
Exportação para Folha de Pagamento: O sistema irá gerar a movimentação apenas dos funcionários que estiverem com o campo “Gerar Movimento Folha” marcado. Nos casos em que os códigos da empresa e/ou da matrícula forem diferentes dos cadastrados no sistema de folha de pagamento, podem ser definidos os valores referentes nos campos “Empresa” Folha e “Matrícula” Folha.
Matrícula para Impressão no Cartão Ponto: Informar neste campo a matrícula que deverá ser impressa no Cartão Ponto, caso esta seja diferente da matrícula cadastrada no WPE.
No computador principal onde está instalado o W.Pe Ponto Eletrônico localize os executáveis RTSCRY8, RTSCRY9 e/ou RTSCRY9_2011 localizados no caminho: Disco Local C:/ pasta BMA, pasta PRG.
Execute os dois arquivos (RTSCRY8 e 9) avançando até concluir sem alterar nenhuma configuração.
Após isso abrir o W.Pe e verificar se o problema foi resolvido.
Se o problema persistir:
Entrar no menu iniciar do windows e na pesquisa digite “fonte”. Selecione a Fonte de Dados (ODBC) conforme abaixo.
Na tela que abrir clique na aba DSN de Arquivo ou Fonte de dados de arquivo e verifique se o Crystal está apontando para o diretório C:BMA, conforme imagem abaixo:
Caso não esteja, clique no ícone, conforme tela abaixo, 2 vezes até voltar para o DISCO LOCAL C:
De 2 cliques em BMA
De 2 cliques em CRYSTAL
Depois clique em DEFINIR PASTA
Tentar novamente acessar o W.Pe e verificar. Caso continuar dando o mesmo erro analisar com o TI se nas PROPRIEDADES da pasta BMA, na aba SEGURANÇA as permissões estão com controle total para todos e para usuário, conforme a tela abaixo:
Na versão 11 do WPE foram implementadas algumas mudanças no controle de usuários do sistema. Uma delas é não permitir que seja utilizado o mesmo usuário várias vezes para acessar o sistema simultaneamente. Caso seja feita a tentativa, será apresentada a seguinte tela:
Eventualmente, podem ocorrer situações na qual o sistema é encerrado de maneira “forçada”, sem que o usuário efetue o procedimento padrão de logout. Nestes casos, o administrador do WPE deverá finalizar a conexão pendente do usuário utilizando o programa RhuCtrUsu.exe, que está localizado na pasta C:\BMA\PRG\EXE (C: representa a unidade na qual o sistema está instalado), conforme o print abaixo:
Ao executá-lo, aparecerá o ícone ao lado do relógio do computador conforme abaixo:
Clique duas vezes no ícone que abriu.
Por fim, basta selecionar o usuário em questão e clicar no botão desconectar.
Primeiro de tudo para dar certo o lançamento entre em Parâmetros Empresa e em Estabelecimentos/Filiais;
Clique na lupa e selecione o estabelecimento. Veja quais tabelas de feriados estão selecionadas;
Verificado quais tabelas estão selecionadas entre em Parâmetros Gerais e em Feriados;
Selecione a tabela conforme verificado acima (No exemplo acima, Diurno e Noturno estava com o número 2, então selecionar 002 xxx)
Após selecionado a tabela clique no símbolo de + ao lado do ano atual para abrir todos os feriados. Vá até o final da janela e coloque a data do feriado no campo Data e no campo Descrição o seu nome.
Note que o botão de gravar não está habilitado.
Clique em TAB no teclado do computador para habilitá-lo e então clique em Gravar.
Pronto o feriado já está lançado. Agora temos que fazer um recálculo para atualizar. Entre em Movimento, Recálculo do Movimento.
Ajuste o Período a ser recalculado e clique em Recalcular.
Abra uma situação que já está cadastrado de acordo com o tipo que irá precisar (ex: afastamento, trabalhada, extras, faltas…).
Após selecionar uma situação existente clique no “Cód” e crie um novo novo código clicando em novo registro. Clique no TAB do seu teclado e altere o nome da situação. Após isso é só salvar.
Depois de criar a situação para que ela apareça no relatório é necessário configurar. Então entre nas configurações do relatório e na aba situações clique duas vezes na situação criada para ela ir para direita. Pronto!
Segue abaixo vídeo demonstrando todos esses passos:
Esta rotina é utilizada para realizar a transferência de um funcionário entre empresas/estabelecimentos distintos.
O quadro “Dados Atuais” deve ser preenchido com as informações da empresa atual.
No quadro “Dados para Transferência” deve ser preenchido com os dados da empresa/estabelecimento de destino.
Diferente do WGEP que exige que a transferência ocorra no primeiro dia do mês, no WPE a transferência pode ser realizada a qualquer tempo.
Por exemplo:
A empresa controla os períodos de apuração do dia 26 ao dia 25. É possível realizar a transferência do funcionário no dia 26 do mês para que toda a sua apuração do ponto deste período esteja concentrada numa só empresa/estabelecimento.
Considerando ainda este mesmo período de apuração, supondo que o funcionário foi transferido no dia 10. Neste caso a apuração do ponto deste funcionário deverá ser feita do dia 26 ao dia 09 na empresa/estabelecimento origem e do dia 10 ao dia 25 na empresa/estabelecimento destino, exigindo também a emissão de dois relatórios de ponto, cada qual com seu período de abrangência.
Outro detalhe: Se a transferência for realizada no decorrer do período, o funcionário constará na contagem de ativos de ambas as empresas, sendo considerado inativo na empresa de origem somente após o encerramento do período.
I Obs.: Caso a transferência do funcionário seja realizada no decorrer do período, é importante que as marcações realizadas pelo funcionário na empresa/estabelecimento de origem até a data de transferência tenham sido coletadas.
II Obs.: Em casos de bases com licenças de integração WGEP/WPE as transferências deverão ser realizadas pelo módulo de folha, respeitando as definições de transferências do WGEP.
Clique duas vezes no funcionário e depois duas vezes no dia que irá começar o novo horário.
Verifique os códigos de Escala e Horário (conforme imagem abaixo). Verifique se o sistema alterou a escala e o horário corretamente.
Se no código da escala não está o novo código é porque não foi concluído o processo de alteração de escala e precisa ser refeito.
Se a escala está com o código correto porém o código do horário está errado e diferente do configurado dentro da nova escala que foi criada, deve haver um lançamento sobreposto de horário.
Para conferir é necessário fechar as janelas abertas e entrar em Parâmetros Empresa e Funcionários.
Selecione o funcionário em questão e clique na aba Apuração Ponto. Verifique como está a busca automática. Se estiver como na imagem abaixo (preenchido com o mesmo número nos três campos) está ERRADO. Coloque zero nos três campos e salve.
Após salvar a correção, faça um recálculo do movimento entrando em Movimento, Recálculo do Movimento selecionando o período e executando o recálculo.
Após este recálculo, para conferência, entre novamente em Movimento e Conferência do Movimento, clique duas vezes no funcionário e clique duas vezes no dia que irá começar o novo horário/escala, novamente verifique como na tela abaixo, se a Escala está com o número correto e se o Horário também está correto.
Se estiver correto o procedimento está finalizado. Se ainda estiver errado é necessário outra conferência.
Clique novamente duas vezes sobre o nome do funcionário, e duas vezes sobre o dia de lançamento da nova escala/horário.
Na aba Horários é necessário verificar no histórico se existe algum lançamento dentro do período que você está lançado o novo horário/escala. Se houver, este lançamento está fazendo a sobreposição de horários de forma incorreta.
Para conferir verifique nas linhas conforme imagem acima a Data Início do lançamento e compare com o período que você está tentando lançar o novo horário/escala.
Caso os períodos coincidam é preciso excluir o lançamento, para isso, é necessário anotar a Data Inicio errada (Ex: 01/06/2020), fechar esta janela, entrar no dia anotado (Ex: 01/06/2020), ir na aba Horários, localizar o lançamento, clicar duas vezes sobre ele e clicar em Excluir.
Obs.: Só é possível excluir lançamentos no dia em que foram lançados, ou seja, na sua Data Inicio. Se for tentado excluir um lançamento entrando em outra data que não seja a Data Inicio do respectivo lançamento, o sistema não realizará a exclusão.
Caso a data do lançamento errado não esteja aparecendo na conferência do movimento, verifique o período o seu período de apuração conforme a tela abaixo:
Caso seja uma data mais antiga, fora do período atual, feche as janelas, vá em Movimento e Período de Apuração. Ajuste o período para o intervalo desejado e salve.
Volte em Movimento e Conferência do Movimento, dois cliques no nome do funcionário e agora clique duas vezes no dia para exclusão do horário incorreto. Depois vá na aba Horários, localize e clique duas vezes sobre o lançamento e então faça a exclusão.
Depois de todos esses passos faça novamente a conferência para ver se o problema foi resolvido. Caso ainda não tenha dado certo faça exatamente as mesmas verificações/correções, mas agora com a aba Escala.
Caso já tenha realizado todos os procedimentos acima e mesmo assim o problema persiste, entre em contato com o suporte clicando aqui, para fazer um pedido de suporte para acesso remoto.
O Wpe a partir da versão 12 implementou a possibilidade de encerrar o período para não ter alterações retroativas. Abaixo segue as duas opções para alterar o período que será trabalhado com o ponto.
1ª Opção
*** Controle de encerramento dos períodos:
Se no exemplo acima o período está 06/2019, para criar um período inicial e final que possa ser utilizado, na configuração deve ser colocado uma Data Fim de no máximo 30/06 que é o último dia do período em questão.
Se estiver com a data correta no período irá aparecer assim:
Vai ficar assim:
Note que como estávamos no período 06/2019 e data de 01/06/2019 a 30/06/2019 quando clicado em Novo foi inicialmente pedido para criar novo período e depois para encerrar o período anterior, após isso foi criado então o novo período também de 01 a 30 (ou 31 caso este seja o último dia do mês).
Todo mês basta clicar em Novo, assim irá gerar o novo período de 01 a 30 do próximo mês. Você pode optar por encerra ou não o período anterior.
Obs.: Mesmo depois de um período encerrado você pode clicar sobre ele e pedir para reabrir.
2ª Opção:
***Livre edição de período:
Para editar livremente um período você não poderá utilizar o controle de encerramento, pois a data final irá ficar diferente do período trabalhado. Vamos analisar a imagem abaixo:
Verificando a imagem acima podemos ver que o período está 07/2019 mas a Data Início ficou 01/01/2019 e a Data Fim ficou 31/12/2019. Isso foi possível pois foi alterado manualmente a Data Início e a Data Fim e clicado em Salvar, sem clicar no botão Novo.
Dessa forma você poderá editar o período para o intervalo de dias que desejar e todas as vezes que precisar, porém não será possível criar novos períodos utilizando a ferramenta de controle de encerramento, pois dará o seguinte erro:
ALTERAÇÃO DE PERÍODO DO FECHAMENTO DO PONTO DA EMPRSA
Para alterar um período que já estava sendo utilizando, de 01 a 31 para 25 a 26, por exemplo, é necessário reabrir o período, alterar manualmente o período para 25 a 26, desde que a data de 26 fique dentro do período respectivo.
Ex: Se o período é 06/2019 reabre esse período. A data está 01/06 a 30/06, altera a data para 26/05 a 25/06 e depois clique em salvar. Feito isso poderá ser criado novos períodos clicando em Novo. Estes novos períodos já serão gerados conforme o último configurado.
Obs.: Na instalação apenas clique Avançar até finalizar. Não precisa alterar nenhuma configuração.
Após instalação entre no programa conforme telas abaixo:
Nas pesquisa do windows digite: “fonte”
Tela de como irá aparece no Windows 7:
Tela de como aparece no Windows 10:
Abrindo a Fonte de Dados (ODBC) clique em Adicionar e selecione o driver como a segunda imagem abaixo e clique em Concluir:
Na tela dos ajustes coloque:
– Data Source Name: bma
– Description: Deixa em branco
– Server: Coloque o IP do servidor (Máquina servidora do W.Pe)
– User: bma
– Password: bma
– Database: bma
Se a conexão com o servidor deu certo, então vai aparecer a opção para clicar em bma na Database. Se ficar sem opção para clicar é porque provavelmente o firewall do servidor ou desta estação está bloqueando a comunicação.
Nesse caso clique aqui e na questão 16 veja como desabilitar o firewall. Depois de desabilitado faça novamente o passo a passo desta questão.
Se apareceu o bma na Database selecione-o e clique em ok em todas as pastas.
Após isso, é necessário fazer uma cópia da licença do W.Pe no servidor.
Até a versão 13 do W.Pe Ponto Eletrônico basta copiar o arquivo APO999.bma (que fica na pasta BMA\APO) colar no mesmo local agora na máquina estação.
Na versão 14 para fazer o procedimento de cópia de licença é necessário um acesso remoto. (Ver disponibilidade e custos).
Após copiado a licença na máquina estação, o W.Pe Ponto Eletrônico já pode ser acessado.
Clicar duas vezes no funcionário e duas vezes no dia que será lançado a demissão (A partir deste dia ele ficará demitido no sistema).
Após entrar no dia vá na aba Afastamentos, preencha o campo Data Retorno com a data zerada (00/00/0000), no campo Motivo coloque o código padrão do sistema para demissão que é o 9. Após isso clique em Salvar.
Está pronto!
O cadastro desse funcionário ficará oculto no próximo período de apuração.
Esse erro tem ocorrido por atualizações na base de dados de vários antivírus como Avast, AVG, defender do windows, entre outros.
Primeiro o que deve ser feito é entrar no antivírus e no defender e colocar a pasta BMA, que fica na raiz do disco local C, nas exclusões de verificação. Outro passo, menos aconselhado, é desabilitar de forma definitiva os antivírus. Sem isso será corrigido dessa vez, mas logo em seguida na próxima verificação do antivírus ele excluirá novamente.
Feito o passo acima favor fazer o download e copiar os dois arquivos abaixo.
Colar os arquivos acima, que foi feito o download, no seguinte caminho:
C:\BMA\PRG\exe
*** Se caso der a mensagem para substituir um dos arquivos pode clicar em substituir.
Se esse procedimento não deu certo, favor fazer o download do atualizador, exatamente na versão que está utilizando (Se atualizar para versão diferente irá dar erro no sistema). Para ver a versão do sistema pode verificar bem abaixo ao abrir o sistema quando pede usuário e senha:
Esse erro tem ocorrido por atualizações na base de dados de vários antivírus como Avast, AVG, defender do windows, entre outros.
Fechar o programa do WPE
Primeiro o que deve ser feito é entrar no antivírus e no defender e colocar a pasta BMA, que fica na raiz do disco local C, nas exclusões de verificação. Outro passo, menos aconselhado, é desabilitar de forma definitiva os antivírus. Sem isso será corrigido dessa vez, mas logo em seguida na próxima verificação do antivírus ele excluirá novamente.
Feito o passo acima favor fazer o download e copiar o arquivo abaixo.
Colar o arquivo acima, que foi feito o download, no seguinte caminho:
C:\BMA\PRG
Se esse procedimento não deu certo, favor fazer o download do atualizador, exatamente na versão que está utilizando (Se atualizar para versão diferente irá dar erro no sistema). Para ver a versão do sistema pode verificar bem abaixo ao abrir o sistema quando pede usuário e senha:
Esse erro ocorre quando o navegador Chrome altera AUTOMATICAMENTE esse link que inicia com http para https.
O problema é que o navegador em muitos casos não deixa apenas tirar o S do HTTP, pois ele volta automaticamente. Para corrigir, precisa alterar as configurações do Chrome. Segue abaixo como fazer:
No canto superior direito clica nos 3 pontos e vá em configurações:
Após clique em Privacidade e segurança:
Clique conforme abaixo:
Desmarque a opção que aparece abaixo:
Após essa configuração teste acessar o sistema.
Caso não dê certo entre na configuração novamente e faça conforme abaixo: